Página

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PT confirma que Dilma Rousseff pretende estatizar a telefonia, a Vale e a Light


via Augusto Nunes | VEJA.com de Augusto Nunes em 13/10/10

Leiam o texto publicado na Folha desta quarta-feira. Comento em seguida:
No calor da disputa eleitoral, circula na internet uma entrevista em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que o hoje candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi um dos que mais lutaram pela privatização da Vale do Rio Doce.
O vídeo reproduz trecho da entrevista de FHC ao portal da revista "Veja". Nela, ele admite que "tinha resistência psicológica" à venda da Vale, ocorrida em 1997. A entrevista foi exibida em novembro de 2009.
"O Serra foi um dos que mais lutaram a favor da privatização da Vale. Digo isso porque muita gente diz assim: 'O Serra é estati…' Mas não. Ele entendeu isso. Da Light também. O Serra".
Pinçado de um bloco de 7 minutos, o vídeo exclui argumentos em favor da venda.
FHC diz que a Vale era "uma espécie de grande repartição pública", não pagava impostos nem investia.
A assessoria do candidato afirmou, em nota, que ele "vai proteger e fortalecer" as empresas estatais. Quanto à entrevista de FHC, diz que "ele tem direito a opiniões e avaliações sobre quaisquer assuntos da vida nacional".
Imaginando que prejudica a candidatura de José Serra, o PT editou um bloco da entrevista com Fernando Henrique  Cardoso para transformar o candidato da oposição em defensor da privatização. Previsivelmente, foram amputados os trechos em que FHC justifica com argumentos irrefutáveis as mudanças implantadas em 1998. Veja o bloco na íntegra:

Os coordenadores da campanha de Dilma ainda não descobriram que as trucagens de 2006 estão cobertas de poeira. O eleitorado já sabe que o partido do mensalão faz questão de controlar as estatais para privatizá-las sem licitação em disputas restritas a amigos. Os Correios, por exemplo, são hoje explorados pelo bando de Erenice Guerra.
Atarantado com a mudança dos ventos eleitorais, o PT não acerta uma. Acaba de dar outro tiro na testa. Serra deve mostrar o vídeo integralmente, explicar que a privatização salvou a Light e a Vale da morte por inanição e acusar Dilma Rousseff de planejar em segredo a estatização das companhias telefônicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Favor identificar-se.