08 setembro 2009

CNT-Sensus - Quem tira voto de quem mesmo, Franklin?

via Reinaldo Azevedo | VEJA.com de Reinaldo Azevedo em 08/09/09

(leia primeiro o post abaixo)
Vamos ver.
Franklin Martins, o maior mago das comunicações e da política do mundo mundial, está plantando, especialmente nas conversas que mantém com os jornalistas de Brasília que se orgulham de ser seus porta-vozes, que a eventual entrada da agora verde Marina Silva na disputa presidencial é ruim para José Serra e positiva para Dilma. O raciocínio ambiciona certo requinte: ela passa a ser uma alternativa aos petistas desiludidos, que caminhariam para Serra. É mesmo, é? Antes que continue, uma nota: o requinte de Franklin Martins costuma crescer muito no cotejo com o requinte de seus interlocutores… Terei sido muito sutil? Franklin está trabalhando, ora essa. Ele e os blogueiros de aluguel ganham por serviços prestados. Já os porta-vozes, bem, não sei. Talvez façam por amor…
Vamos ao que é fato. É isto é fato:
Em maio de 2009, sem Marina Silva na pesquisa, o cenário com Serra, Dilma e Heloísa Helena era este:
Serra - 40,4%
Dilma - 23,5%
H.Helena - 10,7%
Brancos/Nulos - 16.2%
Não sabe/Não respondeu - 10%
Neste setembro, com a entrada de Marina, temos:
Serra - 39,5%
Dilma - 19%
H.Helena - 9,7%
Marina - 4,8%
Brancos/Nulos - 14,4%
Não sabe/Não respondeu - 12,8
Serra e Heloísa Helena oscilaram um ponto para baixo, dentro da margem de erro. Quem caiu 4,5 pontos foi Dilma, quase o mesmo número alcançado por Marina Silva: 4,8%.  Quando Serra está na disputa, Marina tira votos é da petista mesmo! Mas uma outra tabela indica um fato até certo ponto surpreendente, e é curioso que os "analistas", que estão com a tabela nas mãos desde cedo - Tio Rei faz samba e amor até mais tarde e tem muito sono de manhã -, ainda não o tenham percebido
Vejam o que acontece quando Serra é substituído por Aécio Neves como candidato tucano (o primeiro índice é referente a maio; o segundo, a este mês):
Dilma - 27,8%; 23%
Aécio - 18,8%; 16.8%
H. Helena - 18,3%; 13,5%
Marina  - —–; 8,1%
Brancos/Nulos - 21,1%; 21,8%
Não sabe/não respondeu - 14,2%; 16,7%
Viram? Dilma cai quase cinco pontos; Aécio, outros dois; Heloísa Helena, mais de cinco. E Marina vai para 8,1%. Agora é preciso cotejar essa tabela com a tabela anterior. A conclusão: esses candidatos como adversários dos tucanos não tiram votos de Serra; Serra é que tira votos deles - até, quem sabe?, de Marina Silva. Afinal:
- esteja ela na disputa ou não, o índice dele não varia;
- mas o dela varia bastante quando ele não está.
Volto em outros posts. Um temporal bíblico atinge São Paulo, e acabou a energia. Tomara que volte logo.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Favor identificar-se.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial