24 janeiro 2009

FHC diz que Diretas-Já mudou política

 

via www1.folha.uol.com.br em 24/01/09
24/01/2009-09h02

FHC diz que Diretas-Já mudou política, defende parlamentarismo e critica 3º mandato para Lula

THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online

Primeiro presidente a ser reeleito pelo voto direto no Brasil, Fernando Henrique Cardoso foi um dos principais personagens da campanha pelas Diretas-Já na década de 80. Ao lado de Ulysses Guimarães e de Franco Montoro, liderou o maior partido de oposição da época --o PMDB-- na campanha contra o regime militar.

Em entrevista à Folha Online, o ex-presidente lembra da sensação ao chegar ao comício pelas diretas na praça da Sé, no dia 25 de janeiro de 1984, que levou entre 200 a 300 mil pessoas às ruas. Também rebate aqueles que afirmam que a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral --após a derrota da emenda das diretas no Congresso-- já estava programada.

FHC ainda defende o sistema parlamentarismo de governo como o mais democrático e critica a possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Se você tem o terceiro, você tem o quarto, o quinto, o sexto, o mandato indefinido. E mandato indefinido contradiz a possibilidade de alternância do poder", afirma.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Favor identificar-se.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial